sábado, fevereiro 13, 2010

Gravações caseiras - Xangrila sessions

Estou avaliando a conveniência e oportunidade de instalar um Seymour Duncan JB na ponte da minha Ibanez RG350 japonesa (aparentemente vale a pena manter esse instrumento, pois o que tenho visto a venda é uma versão coreana/chinesa com marcação diferente e ferragens pretas). Além disso, seria o caso de mudar as cordas para 0'10. Em todo o caso, trouxe para a praia a fim de me ocupar com mais gravações. Ouvindo Lamb of God, Miles Davis, Megadeth, entre outros, busquei inspiração para retomar alguns riffs antigos.

1.ª sessão: Com afinação normal, toquei "Sluts of Justice" e com meio tom abaixo toquei "Shark Attack". Resolvi facilitar minha tarefa e cortei algumas ideias grandiosas. Assim, em "Shark Attack" reuni os riffs já existentes na sequência original, acrescentando apenas uns acordes após o riff dos versos e antes da repetição do riff inicial (modificado nessa repetição). Depois da segunda versão do riff dos versos, toquei o riff Iommi e em seguida o riff SOAD. No caso de "Sluts of Justice", iniciei os trabalhos com um riff de uma antiga "LOG session". Aumentei os bpms para a música ficar bem rápida. O riff dos versos é uma variação do principal de "Sluts", que volta para o refrão. O pre-chorus foi criado na hora, com notas soltas E-F#-G e umas notas mais agudas, atípicas no meu caso. Numa jam com um disco do LOG me ocorreu uma melodia com notas na 4.ª corda; aí foi fácil criar um riff com a 6.ª corda solta com palhetada sincopada utilizando D e Eb. No final, ocorreu-me um riff cavalice que registrei para melhor utilizá-lo mais além. Finalizei a sessão com o registro de uma ideia para uma música inspirada na minha cantora favorita, Kelly Clarkson. Peguei uma antiga linha de baixo utilizando as notas E-C-B e toquei com guitarra com pouca distorção e utilizando as posições 2 e 3 dos captadores da Ibanez. Ficou bem interessante, e para o refrão coloquei no captador da ponte (ficou mais distorcido) e utilizei uma sequencia antiquissima de acordes inspirada no MD 45, mas que lembrou bastante o AC/DC.

2.ª sessão: voltei para "Sluts of Justice", só ue desta feita com afinação dropped-D. Ficou bem mais agressiva. Criei nova parte com notas soltas e longas após os versos, antes do refrão com o riff principal. Outra parte também com notas soltas veio após a melodia na 4.ª corda. Ocorreu-me também uns acordes com pausas, e aí antecipei uma espécie de solo, apenas com uns bends climáticos nas cordas 2 e 3. Dei-me conta de um fato: falta-me riffs com tercinas - geralmente recorro a semicolcheias. Toquei, então, um riff que para minha satisfação tem tempo diferente, acho que 6/4 ou algo do tipo. É bem fácil de tocar, mas com várias notas e me permite alternâncias muito legais a cada execução. O riff dos versos foi bastante difícil de executar no bpm 135, sobretudo pelas palhetadas para cima nos power chords. Com várias notas também fiz um riff tipo pre-chorus. Depois de uns acordes pesados, toquei aquele riff cavalo que tinha criado na sessão anterior, desta vez mudando as repetições (ora com cordas soltas, ora abafando-as). Certamente é uma música que demanda bastante e é bem agressiva.

Nenhum comentário: